[caption id="attachment_524" align="alignleft" width="660"]Arroz bomba com pato: receita do menu especial do Tempranillo (foto: divulgação) Arroz bomba com pato: receita do menu especial do Tempranillo (foto: divulgação)[/caption]

Nesta semana o blog está internacional. Depois de bolinho de bacalhau português e steak tartare francês, publico um dos pratos servidos na Temporada do Arroz Espanhol que o restaurante Tempranillo Vinho & Cozinha, de São Paulo, promove até domingo.

Ingredientes
120 ml de azeite extravirgem
80 g de bacon
50 g de cebola
2 dentes de alho picados
120 g de tomate cortado em cubinhos
800 ml de caldo de pato*
480 g de coxa de pato desfiado
600 g de arroz bomba pré-cozido
160 g de lentilha pré-cozida
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Algumas folhas de radicchio
Salsinha picada para decorar
Anéis de cebola frita para decorar
Fatias de laranja para decorar

*Para fazer o caldo, coloque o pato (inteiro ou só coxas) em uma panela grande, cubra-o com água quente e leve ao fogo. Acrescente alecrim, tomilho, louro, manjericão, alho, cebola, salsão e cenoura e 250ml de vinho tinto. Cozinhe em fogo baixo até a carne do pato ficar bem macia (a ponto de se soltar facilmente do osso). Após cozido, retire o pato e desfie a carne. Reserve o caldo. Em outra panela, coloque a carcaça do pato e o caldo do cozimento, deixe reduzir em um terço e então passe o líquido por uma peneira.

Modo de preparo
Em uma frigideira de aço inox grande, pré-aqueça o azeite de oliva e adicione o bacon. Quando o bacon estiver dourado, junte a cebola, o alho e o tomate. Coloque o caldo e o pato e deixe esquentar bem. Adicione o arroz e a lentilha e deixe apurar, mexendo de vez em quando. Acerte o sal e a pimenta. Finalize com folhas de radicchio e salsinha e decore com cebola frita e laranja.

Rendimento
4 pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *