Frango assado com linguiça, batata, mandioquinha, cebola, alho... Delícia em pedaços

Hoje publico mais uma receita que não está no caderno de receitas, mas na memória da minha mãe (e dos filhos). É uma preparação generosa, em que os ingredientes em pedaços emprestam sabor uns aos outros sem perder as características próprias.

Vale como prato único, mas da última vez em que fez para a família, durante uma temporada que passei em Vitória, minha mãe serviu o frango acompanhado de pimentão tostado, por sugestão do livro Nigellíssima, da Nigella Lawson. Outra novidade que veio da cozinheira britânica foi a adição de raspas de limão-siciliano.

Na verdade, a composição pode variar de acordo com o que está disponível em casa ou no mercado. Desta vez, além de frango, entraram na receita dois tipos de linguiça, mandioquinha e batata, mas minha mãe já a fez com mandioca e mandioquinha e com cenoura e batata.

Ingredientes
Sobrecoxa de frango com osso e pele
Linguiça
Mandioquinha
Batata
Alho
Cebola roxa
Azeite
Sal
Alecrim
Limão-siciliano
Pimenta-do-reino

Modo de preparo
Minha mãe distribuiu em um tabuleiro os pedaços de frango, linguiça, mandioquinha, batata, cebola e alho, depois temperou tudo com azeite (bastante), sal, alecrim e raspas da casca de um limão. Não usou pimenta porque o netinho pequeno participaria da refeição — o pimenteiro foi para a mesa

Levou tudo ao forno médio. Quando percebeu que o frango já estava cozido mas as batatas não, retirou a ave do tabuleiro, reservando-a (se os pedaços de batatas fosse menores, elas teriam assado mais rápido). Aproveitou essa pausa para mexer os itens restantes e voltou o tabuleiro ao forno. No fim, juntou novamente os pedaços de frango aos demais ingredientes.

Veja também: as lentilhas da minha mãe


Para cozinhar mais:

6 Comments on Jantar de mãe: frango assado com linguiça, batata e mandioquinha

  1. Mariana, foi um prazer imenso cozinhar para a família, principalmente um prato como esse frango, que era frequente em nossa casa. Prepará-lo nessa reunião foi idéia da Heloisa, sua irmã, que comentou que essa receita lhe traz boas lembranças da época em que morávamos todos juntos. Heloisa disse, ainda, que costuma preparar esse prato, com pequenas variações, conforme os legumes que tem em casa. Também, é uma receita super prática, que possibilitou que eu participasse com tranquilidade do agradável encontro da família em minha casa. Bjs. Amanda

  2. Oi, Mariana, tudo bem?
    Quero fazer este prato, mas tenho uma dúvida.
    Não precisa cozinhar os ingredientes antes em uma panela com água? Ou coloca tudo cru mesmo na assadeira e põe no forno?
    Obrigada!!!
    Fabiana

    • Oi, Tatiana,
      Tudo bem, e você?
      A ideia é colocar tudo cru na assadeira. Uma dica é cortar as batatas em pedaços pequenos para que assem no mesmo tempo que o frango e a linguiça.
      Depois me conte como ficou o prato!
      Abraço,
      Mariana

      • Oi, Mariana,
        Fiz hoje no jantar e ficou muito bom! Incluí brócolis e vagem na receita e, claro, abri uma boa cerveja para acompanhar, rsrs.
        Em breve devo postar uma variação desta receita no meu blog: https://agridosse.wordpress.com/
        Muito obrigada pelas dicas! Tenho acompanhado o seu blog de uns tempos para cá, gosto muito do conteúdo.
        Abraço,
        Fabiana

        • Fico feliz que você tenha gostado do resultado e estou curiosa para ver seu post sobre a receita. Por favor, me avise quando publicar!
          Acabei de conhecer seu blog, e me pareceu bem apetitoso. Passarei a acompanhá-lo.
          Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *