[caption id="attachment_865" align="alignleft" width="660"]Curau de fubá: sobremesa junina de última hora Curau de fubá: sobremesa junina de última hora[/caption]

Último dia do mês e eu ainda não tinha feito nenhum prato junino (só tinha comido: milho verde e um ótimo bolo de milho úmido e pedaçudo). Resolvi então testar uma receita de curau à base de fubá, que parecia fácil e rápida, na medida para esta manhã de terça-feira.

De fato, consegui prepará-la a tempo a sobremesa do almoço. E olha que ainda fiz um leite de coco caseiro a partir de coco ralado desidratado. Se você também quer preparar um último quitute junino, ainda dá tempo.

Teste número 38
Receita – Curau.

Fonte – Caderno de receitas da minha mãe.
Grau de dificuldade – Moleza.
Resultado – Gostoso. Não é a mesma coisa que o curau feito milho verde ralado, mas funciona.

Ingredientes
100 gramas de coco ralado desidratado (cuidado para não comprar a versão adoçada!) ou ½ xícara de leite de coco industrializado
1 xícara de leite
½ xícara de fubá
¼ de xícara de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
Canela para polvilhar

Modo de preparo
Bati no liquidificador o coco ralado e água quente suficiente para cobri-lo. Espremi a mistura em uma peneira metálica fina para obter o leite. (Se for usar o leite de coco pronto, pode pular os passos deste parágrafo.)

Coloquei em uma panela o leite de coco, o leite de vaca, o fubá e o açúcar. Mexendo sempre para não empelotar, esquentei a mistura até ferver. Acrescentei a manteiga, misturei e desliguei o fogo.

Despejei o curau em duas tigelas pequenas e alisei a superfície com uma espátula. Salpiquei com canela.

Levei uma tigela à geladeira e outra ao congelador, para acelerar o processo. Em menos de duas horas, a do congelador estava gelada, pronta para ser servida (então comi um pouco e deixei o resto na geladeira).


Para cozinhar mais:

8 Comments on Curau rapidinho com fubá e leite de coco caseiro

      • Mariana, obrigado. Das receitas que encontrei na internet, a sua foi a que achei mais parecida com as que via minha avó fazer e vou por em prática hoje, para matar uma velha saudade. Você tem uma redação muito maravilhosa, embora ache eu que você deveria ter usado o pronome demonstrativo “deste”, ao invés de “desse”, na ressalva que faz entre parênteses, no parágrafo onde descreve o modo de preparo. Espero não tê-la aborrecido, pois só pretendo preservar a imagem de uma jornalista carismática, com intenção de passar a seus semelhantes os seus conhecimentos e uma aparente simpatia.
        Sou-lhe muito grato.
        Fernando Corrêa Braga.

  1. Oi Mariana! Fiz a receita e achei um pouco doce, mas no processo aumentei a quantidade de leite e fuba para ficar menos doce e ficou deliciosa e com textura linda! Imagino que fazer com o leite de coco caseiro deve ficar ainda mais saboroso!
    Recomendo a receita!
    Abraços

2Pingbacks & Trackbacks on Curau rapidinho com fubá e leite de coco caseiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *