[caption id="attachment_4068" align="alignnone" width="640"]Berinjela thai: entrada leve e apimentada (foto: divulgação) Berinjela thai: entrada leve e apimentada (foto: divulgação)[/caption]

Berinjela sempre foi um ingrediente frequente na mesa da família de Gustavo Goussain, de origem libanesa. Nas refeições preparadas pelo pai e pelo avô do chef, o vegetal podia ser recheado com carne ou misturado a uma pasta de gergelim para virar patê (babaganuche), entre outras receitas. No restaurante 011 Gastronomia, Gustavo a serve com um toque tailandês, em uma entrada leve e picante (que também pode ser um bom acompanhamento).

Ingredientes
50 g de cebola roxa
10 g de hortelã
6 g de pimenta dedo-de-moça (sem semente)
50 ml de azeite de oliva
10 ml de vinagre de vinho tinto
1 berinjela
Sal e óleo de girassol a gosto
Ervas para decorar (opcional)

Modo de preparo
Corte a cebola roxa em cubos pequenos e pique a a hortelã e a pimenta sem sementes. Reserve.

Em uma tigela, coloque o azeite de oliva e o vinagre de vinho tinto emulsionando até formar uma mistura homogênea. Acrescente os ingredientes picados, misture bem e deixe repousar por pelo menos 10 minutos. Reserve.

Corte a berinjela ao meio. Na casca, com a ponta de uma faca faça cortes na diagonal e depois no sentido oposto, para que fique um quadriculado.

Em uma frigideira, coloque o óleo e aqueça bem para poder fritar os dois lados da berinjela até que fique bem dourada. Reserve.

Em outra panela aqueça uma concha de água, salgue e, quando levantar fervura, coloque a berinjela durante seis minutos para terminar o cozimento.

Sobre a berinjela, coloque o vinagrete, que fica ainda mais gostoso se estiver refrigerado. Se quiser, decore com ervas.

Rendimento: duas porções.

011 Gastronomia: rua Artur de Azevedo, 613, Pinheiros, tel. (11) 3459-4282, São Paulo – SP.

2 Comments on Berinjela thai do chef Gustavo Goussain

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *