Banana flambada e creme batido: sobremesa simples, mas com emoção
Banana flambada e creme batido: sobremesa simples, mas com emoção

Nem tinha planejado fazer sobremesa para o jantar, mas vi essa receita no caderno da minha avó Viquinha, anotada como banana flambé. Apesar do sotaque francês emprestar certa sofisticação ao doce, o passo a passo parecia simples, e eu tinha tudo de que precisava. Superei a insegurança quanto a flambar (atear fogo na bebida despejada na frigideira) e preparei um bom doce de última hora.

Teste número 43: banana flambada
Fonte – Caderno de receitas da minha avó Viquinha.
Grau de dificuldade – Fácil (mas exige atenção).
Resultado – Um jeito menos saudável mas bem mais divertido de servir fruta de sobremesa.

Ingredientes*
4 bananas grandes
¼ de xícara de manteiga
½ colher (sopa) de raspas de laranja
2 colheres (sopa) de licor Cointreau
Açúcar para polvilhar
Creme de leite fresco para acompanhar
*Se você não tiver uma frigideira bem grande, diminua as quantidades ou faça metade de cada vez para acomodar as fatias de fruta lado a lado.

Modo de preparo
Descasque e corte as bananas em fatias finas. Em uma frigideira de ferro grande, derreta a manteiga com as raspas de laranja e coloque as bananas. Vire as fatias quando estiverem douradas, depois polvilhe açúcar sobre elas. Quando o outro lado estiver dourado, adicione o Cointreau à frigideira com uma colher ou uma concha (não jogue direto da garrafa, para evitar acidentes; e mantenha por perto uma tampa de panela para o caso de precisar abafar as labaredas). Flambe imediatamente — com cuidado, use um acendedor de fogão ou um fósforo longo para colocar fogo na bebida dentro da frigideira; ou incline um pouco a frigideira, para o lado oposto ao que você está, até a chama do fogão atingir a bebida e provocar labaredas.

Quando o fogo na frigideira acabar, sirva as bananas com o creme de leite batido até adquirir consistência de chantilly.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *