empanadasdecordeiro

Empanadas e vinho, que tal?

Provei estas empanadas quando visitei a fazenda da Quirós Gourmet para fazer uma reportagem da revista L’Officiel. A empresária Priscila Quirós, filha de argentinos, recheou os discos de massa enquanto contava que, na casa da família, a carne de cordeiro sempre foi comum à mesa (assim como o vinho). Há seis anos, ela decidiu começar o próprio rebanho no interior de São Paulo depois de receber uma mensagem de parentes espanhóis que comemoravam 100 anos de criação de cordeiros em Oviedo, região de Astúrias.

As empanadas que comi no dia foram preparadas na churrasqueira e tinham aquele gostinho defumado especial. Mas, mesmo que você (como eu) só conte com um forno, acho que esta receita é um bom projeto culinário para o fim de semana.

[caption id="attachment_4041" align="alignnone" width="640"]Priscila Quirós prepara empanadas na fazenda da Quirós Gourmet Priscila Quirós prepara empanadas na fazenda da Quirós Gourmet[/caption]

Ingredientes do recheio
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 cebola grande
1,5 kg de carne de cordeiro
Azeite de oliva
Sal e páprica picante a gosto
1 colher de sopa de manteiga sem sal
½ colher de chá de cominho em pó
250 ml de água

Ingredientes da massa
250 ml de água morna
1 colher (sopa) de sal
500 g de farinha
200 g de banha ou gordura vegetal

Preparo do recheio
Corte os pimentões e a cebola em cubos pequenos. Reserve.

Corte na ponta da faca a carne de cordeiro em cubos pequenos.

Leve ao fogo uma panela com um fio generoso de azeite, adicione a carne e mexa bem. Depois adicione a cebola, mexa bem e coloque o sal. 

Quando a cebola estiver translúcida, acrescente a manteiga, os pimentões, páprica e o cominho. Diminua o fogo para médio, tampe a panela e deixe cozinhar. Acrescente a água e tampe novamente.

Quando perceber que está consistente, desligue o fogo. Leve para a geladeira em um recipiente com tampa. Deixe esfriar até que fique firme ou use o recheio no dia seguinte.

Montagem

Misture a água morna ao sal . Mexa até dissolver bem. 

Em uma bancada, coloque a farinha, faça um buraco no meio do monte e coloque ali a gordura. Sove a massa para integrar de modo uniforme a farinha a gordura. Ela tem que ficar arenosa.

Faça um buraco novamente e adicione aos poucos a água com sal. Trabalhe bem a massa cerca de 10 minutos, para que fique bem macia. Caso sinta que a massa está úmida, adicione um pouco mais de farinha.

Deixe descansar por 10 minutos.

Corte a massa em pequenas porções que se transformarão nos discos das empanadas.

De forma individual estenda cada porção, fazendo um disco fino.

Coloque uma colher de sopa do recheio frio em cada disco, deixando uma borda de um dedo para fechar. Feche a empanada em meia-lua, una as bordas apertando e forme as clássicas dobrinhas com um garfo. Coloque-as em uma assadeira untada.

Leve ao forno já aquecido ao máximo de sua temperatura e deixe assar de 5 a 7 minutos (vai depender do seu tipo de forno, fique de olho).

Rendimento: 30 discos pequenos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *