bolo de chocolate
Uma anotação no caderno da minha avó Viquinha indica que esta receita veio da Folha de S.Paulo. Mas vasculhei dezenas de menções a bolo de chocolate no acervo do jornal, indo até os arquivos dos anos 1960, e não encontrei este em lugar nenhum. Em compensação, me deliciei com as imagens de moda dos anos 1970 (quero comprar a cacharrel e a japona do Mappin!), o anúncio do restaurante com “flautas andinas ao vivo”, os bolos decorados como nas festinhas da minha infância. Isso sem falar nos títulos pré-politicamente correto. “Agarre seu homem pelo estômago”, dizia a seção “Folha Feminina” em 1964. Arrepiei ao ler, mas bem que fiquei com vontade de fazer o bolo de camarão pega-marido explicado ali.

Voltando ao bolo da minha avó. Não sei de onde ela tirou a receita. mas já a preparei duas vezes, porque é simples e não leva leite (bom para o meu filho, que passou uns tempos sem laticínios por recomendação médica). Em vez de um bolão, fiz vários bolinhos. Eles assam rápido, são práticos para levar de lanche ou em um piquenique e permitem uma proporção de calda/massa mais vantajosa (pelo menos para quem adora calda).

Bolinhos de chocolate

O caderno da minha avó só dizia para servir com calda quente, sem dar instruções de como prepará-la. Fiz duas variações sem leite: uma com óleo vegetal e outra com manteiga de cacau. Ambas satisfizeram e ficaram boas também quando frias. Fez diferença ter usado o ótimo chocolate orgânico Amma 60%.

Teste número 52: bolo de chocolate sem leite
Fonte – Caderno de receitas da minha avó Viquinha.
Grau de dificuldade – Fácil.
Resultado – Um gostoso bolo simples de chocolate elevado a outro nível por uma ótima calda.

Ingredientes
6 ovos
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou cacau puro, se gostar de doce menos doce)
1 colher (sopa) de fermento em pó
Para a calda:
200 gramas de chocolate em barra
3 colheres (sopa) de óleo vegetal (ou 100 gramas de manteiga de cacau)

Modo de preparo
Bata as claras em neve. Sem parar de bater, junte as gemas e o açúcar. À parte, misture a farinha, o chocolate e o fermento peneirados. Junte essa mistura às claras batidas com as gemas e o açúcar.

Leve ao forno a 180 ºC em uma forma untada e enfarinhada.

Para a calda de chocolate, derreta lentamente o chocolate em banho-maria junto com o óleo ou a manteiga de cacau, mexendo para misturar os ingredientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *