O Caderno de Receitas surgiu como um projeto da jornalista Mariana Weber para testar receitas de cadernos de família e investigar suas entrelinhas – lembranças, afetos, tempos, lugares.

Hoje o Caderno é também uma empresa produtora de conteúdo com foco em histórias de comida e de gente.

Nossa missão

Acreditamos que à mesa criamos algumas de nossas melhores memórias. E falar de comida é um jeito poderoso de contar histórias.

O que fazemos

– Produzimos conteúdo multiplataforma.
– Apresentamos palestras e workshops.
– Fazemos curadoria de eventos.
– Desenvolvemos livros e outros produtos.
– Filmamos minidocumentários em parceria com a Little Stories.

A criadora

Mariana Weber é jornalista, mãe, testadora de receitas dos cadernos da família e curiosa sobre a comida da casa dos outros.

Mantém o blog O Caderno de Receitas no jornal O Globo, assina colunas na Casa e Jardim e na Crescer e colabora com diversas publicações.

Escreveu o livro Cozinha de Vó.

Atua como curadora de eventos como o Festival Origem, o PEGN Labs Bares e Restaurantes e o Pequeno Bazar Receitas de Família, além de dar palestras e fazer mediação de debates.

Presta consultoria, pesquisa e conta histórias para empresas interessadas em falar de comida e pessoas.

Tem experiência em desenvolvimento e gestão de projetos, como o portal feminino Meus 5 Minutos (Editora Globo), de que foi editora-chefe e apresentadora de boletim na CBN. Antes, falava de comida e comportamento no blog Mulher 7 x 7, da Época, e na revista Criativa, como redatora-chefe.

Projetos

Mariana Weber no lançamento do livro Cozinha de Vó

Cozinha de Vó

Lançamento do livro Cozinha de Vó, que passeia por cadernos de cozinheiras e conta histórias que vão do pão ao chocolate, da cozinha caiçara à confeitaria francesa.

Escrito por Mariana Weber, lançado pela Editora Abril, com o selo da Superinteressante. Destaque no Estadão, na CBN, na Folha de S.Paulo, na Sabor e na L’Officiel, entre outros veículos.

 

Jornal O Globo

Um blog que investiga sabores e memórias — de chefs ou de cozinheiros amadores, da família da autora ou da sua.

 

Coluna do O Caderno de Receitas na Revista Crescer

Revista Crescer

Coluna mensal na revista Crescer com receitas para fazer para (ou com) as crianças, publicada no impresso e no site. Texto e fotos produzidas por O Caderno de Receitas.

 

 

Revista Casa e Jardim

Coluna mensal no site da Casa e Jardim, com receitas, crônicas e reportagens sobre comida e pessoas.

 

Nescafé

Pesquisa de histórias em expedição por diferentes regiões produtoras de café.  O trabalho fez parte de uma consultoria para o desenvolvimento de uma nova linha, com realização da Lano Alto, fotos de Nani Rodrigues e vídeo de Marcos Lôndero.

 

Festival Comida de Herança

Palestra sobre o livro Cozinha de Vó, bate-papo com o chef Fellipe Zanuto e interação com o público no evento que aconteceu no Museu da Imigração, em março de 2019.

 

Pequeno Bazar Receitas de Família

Pequeno Bazar Receitas de Família

Idealização, organização e curadoria da feira gastronômica que reuniu gente que gosta de cozinhar, comer e falar de comida em dezembro de 2018.  Entre os participantes, Bar do Luiz Fernandes, Dona Doceira, Cozinha Bruta, Cook it, Sem Medida e o próprio O Caderno de Receitas.

 

David Hertz e Mariana Weber no PEGN Labs Bares e Restaurantes

PEGN Labs Bares e Restaurantes

Curadoria de palestras, com definição de temas, seleção de palestrantes e mediação de bate-papos do evento da Pequenas Empresas & Grandes Negócios para donos de bares e restaurantes. Foram três edições, em São Paulo e no Rio, em 2017 e 2018. Entre os participantes, David Hertz (Gastromotiva; na foto), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Ricardo Garrido e Benny Novak (Companhia Tradicional de Comércio), Ana Soares (Mesa III), Armando Gomes Filho (Bar Urca) e Kátia Barbosa, (Aconchego Carioca).

 

Festival Origem

Seleção de restaurantes e expositores e curadoria de conteúdo das palestras, que contaram com Jefferson Rueda (Casa do Porco), Bel Coelho (Clandestino), Ivan Ralston (Tuju), Telma Shiraishi (Aizomê) e Helio Mattar (Instituto Akatu), entre outros.

Promovido por Época, Globo Rural e Casa e Jardim, em parceria com a CBN, o evento aconteceu em dezembro de 2017 no Memorial da América Latina.

 

Mesa da Vó

Produção de conteúdo, com entrevistas em vídeo e posts no blog, para o projeto Mesa da Vó, parceria com o Soul Kitchen Lab, que promoveu uma série de almoços com avós cozinheiras ao longo de 2017.

 

 

Dossiês Superinteressante 101 Truques de Cozinha e Comida de Verdade

Dossiês Superinteressante

Pauta, reportagem e edição de especiais da Superinteressante: 101 Truques de Comida, Comida de Verdade, Vinhos, Guia Super da Cerveja, em parceria com Marcos Nogueira (Cozinha Bruta).

 

 

 

Mundo dos Suínos

Mundo dos Suínos e Mundo dos Assados de Festa

Reportagem e edição dos guias, que são coleções de infográficos em pôsteres elaboradas pela Editora Mol para St Marche e Sadia.

 

 

 

Estadão Media Lab

Elaboração de pauta e reportagem para projetos publieditoriais, no impresso e no online, como na página sobre queijo Tirolez ou no  infográfico digital para o lançamento da linha Master Origins da Nespresso.

 

Abril Branded Content

Produção de textos para publieditoriais de clientes como Eataly, BeerPro e Petra publicados em Claudia, Superinteressante, Viagem e Turismo e Saúde.

 

Brunch Weekend

Produção de textos para o guia impresso da 6ª edição do evento, publicado por The Summer Hunter com Hoegaarden, além de textos para o site e slideshows para Instagram.

 

Aperol Spritz

Produção de textos para três guias impressos e digitais de Aperol Spritz com The Summer Hunter, com os melhores rolês ao ar livre, os melhores rooftops para curtir a cidade do alto e os melhores endereços para tomar o drink.

 

Bauducco

Pesquisa de histórias de Natal em família para campanha da marca.

 

O Caderno na mídia — o que dizem de nós

“Uma viagem aos afetos que a comida pode nos proporcionar” – rádio CBN.

“Pesquisadora de receitas e histórias de famílias em torno da comida, a jornalista Mariana Weber acaba de lançar o livro Cozinha de Vó. Mais amplo que seu projeto Caderno de Receitas, que mantém há quatro anos, o livro traz pesquisas sobre a origem de alimentos e sobre as mudanças sociais e da indústria que afastaram a sua geração do fogão.” – Paladar Estadão.

“Refazer as receitas da mãe não é só um hobby para a jornalista Mariana Weber. No blog “O caderno de receitas”, ela se propõe a executar os 204 pratos apresentados naquelas páginas já amareladas e manchadas por ingredientes. Não sem, algumas vezes, atualizá-los.” – O Globo.

“A obra é deliciosa, com poesia, história (bem fundamentada, com muita pesquisa), toques antropológicos (bons-para-fazer-pensar-por-que-nem-só-de-comida-vive-o-homem, não é mesmo?) e, claro, receitas (que não dão o peixe, mas ensinam a pescar). Além de inúmeras dicas de cozinha que, invariavelmente, farão o leitor cozinhar melhor. Porque, como diz a autora, cozinhar é preciso: dá autonomia, capacidade de escolha, liberdade.” – revista Sabor.

“No estande da Abril, vale espiar “Receitas de Vó”, de Mariana Weber. A partir de cadernos de cozinheiras, conta a história de pratos de família, dá receitas de doces e salgados tradicionais de festas infantis e destaca preparações com a cara da feitas pelas avós.” – Folha de S.Paulo.

Vida Simples - Comidas guardadas na memória“Quando Mariana Weber decidiu reproduzir a receita do biscoito de polvilho do caderno de receitas da mãe, ela se deparou com um ingrediente desconhecido: farinha de araruta. (…) “Fui pesquisar e descobri que essa raiz se encontra ameaçada de extinção, apesar de haver algumas pessoas tentando reabilitá-la. Daí a dificuldade em encontrá-la”, conta Mariana, que tem um projeto inspirador chamado O Caderno de Receitas, na web, no qual relata as descobertas, as delícias e as dificuldades de refazer, receita por receita, os cadernos da avó e da mãe, “como forma de fortalecer os laços da família.” – Vida Simples

“Histórias de família prometem emocionar o público em bazar gastronômico” – Agito SP.

“Receitas de família, panelas com afeto” – Angela Klinke.

“Mariana Weber: labuta em prol da memória das receitas de família” – jornal O Tempo.

 

Fale com o Caderno

contato@ocadernodereceitas.com.br.

 

Confira o mídia kit: