Categories: Histórias e receitas

10 ideias para variar a pipoca

Fim de semana vem aí. Aproveite as dicas deste post da Dedo de Moça para turbinar a pipoca na hora do cineminha em casa.

Gourmet é o nome que se dá a uma cozinha ou produto alimentar (incluindo bebidas) que esteja associado à ideia de haute cuisine (ou alta cozinha), evocando assim um ideal cultural, associado com as artes culinárias. Assim, um vinho ou um restaurante diz-se gourmet quando é de alta qualidade e está reservado a paladares mais avançados e a experiências gastronômicas mais elaboradas, diz a Wikipedia.

Segundo a enciclopédia livre, portanto, qualquer coisa pode ser categorizada como gourmet, certo? Que tal, então uma pipoca gourmet? A ideia, confesso, não é originalmente minha, mas do Gustavo, meu noivo e fã de tudo que leva a assinatura Dedo de Moça (Lá em casa, aliás, quando preparo algo mais gostoso que o trivial logo ouço a pergunta: É Dedo de Moça?). Dias atrás, ele me questionou sobre a possibilidade de uma pipoca gourmet.

Cozinheira amadora que sou, logo levei a dúvida para as chefs prediletas. Todas foram unânimes em afirmar que o conceito gourmet, para a Dedo de Moça, é tudo que a gente mais gosta. E, como sabem mais que ninguém que sou uma curiosa nata, me designaram para transformar a pergunta no post de hoje. Assim, consultei amigos, revistas, sites e blogs, para descobrir que a pipoca gourmet é aquela que leva bem mais que o mero sal de todo dia. Quer arriscar? Eis algumas ideias:

– Manteiga: se você é daqueles que não dispensa a manteiga na pipoca, que tal trocá-la por uma manteiga especial, como a de alho, ervas ou páprica?

– Queijos: uma boa ideia é pulverizar a pipoca com parmesão ralado. Salpique-o na pipoca recém-estourada, ainda quente, deixando a panela fechada por alguns minutos para que o queijo amoleça ligeiramente.

– Azeites: essa eu gostei. Deixar cair sobre a pipoca quentinha um fio de azeite extra virgem ou trufado.

– Pimenta: encontrei quem jura de pés juntos que usa pimenta do reino e até caiena. Quem se arrisca? Eu, que amo pimenta, ainda estou ponderando… Dá até pra colocar umas ervinhas também, como alecrim!

– Pesto: aqueça uma colher (sopa) de manteiga com um pouco de azeite. Adicione pimenta do reino e pesto. Regue a pipoca quente com a mistura e salpique flor de sal. Será?

– Caramelo: simplesmente cubra a pipoca com caramelo.

– Canela: misture canela com um pouco de açúcar e espalhe sobre o alimento.

– Chocolate: derreta chocolate ao leite, escuro ou branco e cubra a pipoca. A gente te ensina a derreter aqui.

– Leite ninho: depois que a pipoca estiver pronta, polvilhe leite ninho a gosto por cima, feche a panela e espere um pouco.

– Fermento em pó: deixei o inusitado para o final. Dizem que o resultado é uma pipoca sabor queijo (mas sem a gordura do ingrediente). Não me arrisco.

Existe também uma opção industrializada, a 479 Popcorn (o nome refere-se à temperatura ideal, em graus Fahrenheit, para estourar o milho). Sediada em São Francisco, a empresa oferece oito sabores, entre eles a de queijo branco, sal marinho defumado e trufas negras. Pena que ainda não entregam no Brasil!

Gostou? Veja também a receita de pipoca doce do chef Leo Paixão.

Mariana Weber

Share
Published by
Mariana Weber
Tags: dedo-de-moçalanchemilhopipoca

Recent Posts

Curau rápido para a menor festa junina do mundo

Já escrevi sobre a maior festa junina do mundo: a das minhas recordações de infância. Acontecia na vila onde eu…

4 anos ago

Receitas de sopa para dias que não são sopa

Tem dias que não são sopa. Temos vivido uns tantos nos últimos tempos. Um prato de sopa não resolve, mas…

4 anos ago

Sagu do Parador Hampel – coluna na Casa e Jardim

Minha coluna de setembro na Casa e Jardim tratou de uma obsessão familiar: o sagu. Leia aqui também. Em busca…

5 anos ago

Couve-flor inteira no forno

Gosto do visual da couve-flor assada inteira no forno e fatiada na hora de servir. Sem contar que é fácil…

5 anos ago

Couve-flor na chapa com manteiga de alho, limão e salsinha

Não tem segredo. O que tem é manteiga, alho e salsinha, uma combinação que fica bem com couve-flor tostada e…

5 anos ago

Penne com couve-flor, tomatinhos e crocante de pão

Couve-flor é o tema da Newsletter do Caderno desta semana. Uma das receitas que a gente destaca lá é essa…

5 anos ago