Dei uma entrevista para a revista Vida Simples sobre a gostosa e às vezes desafiadora tarefa de refazer receitas de família para o projeto d’O Caderno de Receitas. Estou feliz, feliz porque saiu em uma reportagem linda sobre a importância de preservar nossa herança culinária — e a dificuldade de encontrar alguns ingredientes quase esquecidos.
Na matéria, conto da saga que foi preparar os biscoitos de araruta que, na infância e adolescência da minha mãe, eram tão comuns. Abaixo, publico novamente a receita. E deixo já a dica para quem estiver em São Paulo: encontrei araruta no Mercado de Pinheiros.
Biscoitos de araruta
Ingredientes
½ quilo de araruta
250 gramas de manteiga
250 gramas de açúcar
3 ovos (as claras em neve)
250 gramas de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
Gotas de extrato de baunilha (a gosto)
Raspas de casca de limão (opcional)
Pedaços de goiabada ou outro doce
Modo de fazer
Misture os ingredientes secos. Junte a manteiga e amasse tudo com as mãos. Adicione também as gemas, a baunilha e as raspas de limão e amasse mais. Por último, acrescente as claras batidas em neve.
Faça bolinhas e amasse para moldar pequenos discos. Coloque-os em uma assadeira untada. Sobre cada um deles, coloque um pedacinho de goiabada.
Asse em forno baixo.
Fiz o biscoito seguindo exatamente a receita e o modo de fazer, mas a massa não ficou em ponto de enrolar para fazer Bolinha. Então coloquei num saco de confeitar e coloquei na assadeira. Vamos ver se dá certo…
Que pena, Mara. Ficou muito mole? O tamanho dos ovos pode variar e alterar o resultado, então talvez fosse o caso de colocar um pouco mais de farinha… Tomara que tenha dado certo com o saco.