De torta a sorvete, 5 receitas para aproveitar a fruta mais popular na cozinha brasileira

ingredientes para torta de banana

Ontem li um texto da jornalista Ana Holanda, da página Minha Mãe Fazia, em que ela dizia ter preparado um bolo para aproveitar bananas maduras. Porque na casa da Ana sempre tem muita fruta, e parte acaba virando doce. Aqui em casa também. E a banana é a campeã desse aproveitamento. Compro às pencas, porque é gostosa, prática e, bom, tem preço de banana. Mas às vezes erro no cálculo e me vejo com algumas passando do ponto. Ô dó.

No fim de semana, peguei algumas beeeem maduras, já meio amolecidas, e fiz um doce do jeito mais simples. Contrariando as receitas do caderno da minha família, não adicionei nenhum açúcar. Queria algo livre de preocupações calóricas para acompanhar o iogurte no café da manhã. É esta a preparação que explico logo abaixo. Na sequência, coloquei outras ideias para cozinhar com a fruta, algumas delas publicadas anteriormente no blog.

1. Doce de banana sem adição de açúcar

iogurte com doce de banana

Ingredientes
6 bananas-pratas muito maduras
Suco de 1/2 limão-cravo (ou o que você tiver)

Modo de preparo
Cortei a fruta em rodelas, joguei em uma panela em fogo baixo com um pouco de suco de limão e deixei caramelizar. Em seguida, adicionei um pouco de água e raspei o fundo para aproveitar o queimadinho grudado ali.


2. Sorvete de banana e só

sorvete de banana e só

Ingredientes
Bananas maduras

Modo de preparo
Corte a fruta em rodelas e congele. Bata no liquidificador até ficar com textura cremosa e sirva imediatamente com um boleador de sorvete.


3. Banana flambada com creme batido

Banana flambada e creme batido

Ingredientes*
4 bananas grandes
¼ de xícara de manteiga
½ colher (sopa) de raspas de laranja
2 colheres (sopa) de licor Cointreau
Açúcar para polvilhar
Creme de leite fresco para acompanhar
*Se você não tiver uma frigideira bem grande, diminua as quantidades ou faça metade de cada vez para acomodar as fatias de fruta lado a lado.

Modo de preparo
Descasque e corte as bananas em fatias finas. Em uma frigideira de ferro grande, derreta a manteiga com as raspas de laranja e coloque as bananas. Vire as fatias quando estiverem douradas, depois polvilhe açúcar sobre elas. Quando o outro lado estiver dourado, adicione o Cointreau à frigideira com uma colher ou uma concha (não jogue direto da garrafa, para evitar acidentes; e mantenha por perto uma tampa de panela para o caso de precisar abafar as labaredas). Flambe imediatamente — com cuidado, use um acendedor de fogão ou um fósforo longo para colocar fogo na bebida dentro da frigideira; ou incline um pouco a frigideira, para o lado oposto ao que você está, até a chama do fogão atingir a bebida e provocar labaredas.

(Confira o post da Dedo de Moça com dicas para flambar).

Quando o fogo na frigideira acabar, sirva as bananas com o creme de leite batido até ele adquirir consistência de chantilly.


4. Torta de banana com farofa crocante

Torta com banana e cobertura de farofa crocante

Ingredientes
1 e ½ xícara de maizena
1 e ½ xícara de açúcar
1 e ½ xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar aromatizado com baunilha (você pode comprar a versão industrializada, mas eu tinha e usei aqui uma versão caseira, feita com uma fava de baunilha já sem as sementes imersa em um pote de açúcar)
2 colheres (sopa) bem, bem cheias de manteiga para a massa, mais uma para salpicar sobre a torta montada
1 ovo
Bananas bem maduras cortadas ao meio no sentido do comprimento (eu usei 8 bananas, mas depende do tamanho da fruta)
1 bom punhado de ameixas secas e goiabada cortada em pedacinhos

Modo de preparo
Peneire e misture a maizena, a farinha e os açúcares em uma tigela grande. Acrescente o ovo e a manteiga e misture delicadamente com os dedos até obter a consistência de uma farofa bem granulada, como a de cobertura de bolo cuca. Se for preciso, acrescente manteiga.

Em uma assadeira untada, distribua uma camada de farofa, outra de banana e então pedaços de ameixas e goiabada. Novamente distribua uma camada de farofa, uma de banana e os pedaços de ameixas e goiabada. Cubra com uma camada de farofa e salpique sobre ela pedaços de manteiga.

Leve ao forno médio alto até a cobertura ficar dourada (aqui em casa, isso levou uma hora e 20 minutos).

Coma quente, assim que sair do forno. Coma fria. Coma gelada. Coma com sorvete.


5. Torta de banana e goiabada

Torta de banana e goiabada

Ingredientes da massa
120 gramas de farinha de trigo
60 gramas de manteiga
60 gramas de açúcar
1 gema
1/2 colher (sopa) de fermento químico
1 pitada de sal

Ingredientes do recheio
150 gramas de goiabada
5 bananas bem maduras

Modo de preparo da massa
Misture todos os ingredientes com os dedos até obter uma massa quebradiça.

Modo de preparo do recheio
Corte em pedaços a goiabada e a banana e coloque-as em uma panela com um pouco de água. Em fogo baixo, mexa e acrescente água aos poucos até que os ingredientes derretam e virem uma pasta grossa.

Montagem
Unte uma forma. Forre a forma com pedaços da massa como se fizesse uma colcha de retalhos bem selada. Em seguida despeje o recheio. Leve ao forno a 200ºC por cerca de 20 minutos.


Para cozinhar mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *