Exagerei na quantidade de grão-de-bico comprado para fazer um cozido (de que vou falar em breve em outro post). Aproveitei para testar uma receita de petisco de grão-de-bico crocante assado no forno. É que ando meio obcecada com a ideia de salgadinhos caseiros, de amendoins tostados a chips de batata-doce, como opção gostosa, saudável e econômica para servir em reuniões com amigos e parentes ou para comer de lanche entre refeições.

Quanto ao grãos-de-bicos, ficaram uma delícia, principalmente no dia em que foram feitos — no seguinte, alguns já não estavam tão crocantes, embora continuassem saborosos. A dica, então, é preparar apenas o que você pretende consumir logo.

Dividi os grãos em duas assadeiras. Uma, temperei com cominho em pó. Outra, com tandoori (uma mistura de condimentos indiana, comprada pronta) — e esta foi minha favorita. Da próxima vez, quero testar com páprica, recomendada por amigos.

Ingredientes
Grão-de-bico
Azeite de oliva
Sal
Condimentos (tandoori, cominho, páprica ou o que você quiser)

Modo de preparo
Deixe o grão-de-bico de molho durante a noite. Descarte a água do molho e cozinhe os grãos em água fervente por cerca de 10 minutos. Usando um escorredor de macarrão, descarte a água do cozimento. Despeje os grãos cozidos sobre uma camada de papel-toalha, cubra com mais papel-toalha, depois apalpe bem até que estejam secos. Distribua os grãos em uma ou mais assadeiras, com cuidado para que não fiquem uns em cima dos outros. Regue bem com azeite e leve ao forno a 200ºC por cerca de 30 minutos ou até que os grãos estejam dourados e crocantes. Retire do forno, salpique com sal e o condimento de sua preferência e misture com uma colher para distribuir o tempero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *